||| "Quando a esmola é muita o pobre desconfia"
"O pobre". Mas como falamos de ricos, "a cavalo dado não se olha o dente", e o homem que, caído em desgraça, desata a citar o Papa por tudo e por nada e até porque já não se vendem indulgências, e para fazer de camelos os camelos que mais facilmente passam pelo buraco da agulha do que os banqueiros entram no Reino de Deus, Mateus 19:24.
«justifica-se com o "bom princípio geral de uma sociedade que quer ser uma comunidade – comum unidade –, com espírito de entreajuda e solidariedade"»
E ninguém se riu a bandeiras despregadas. Se calhar por causa da nossa herança árabe e do hábito que os portugueses têm de dar esmola às portas das igrejas e dos cemitérios. Assim se viu o empresário na sua relacção com o banqueiro:
«O Mensageiro de Allah (salAllahu 'alayhi wa salam) disse: "Um homem disse que iria dar algo em caridade. Ele saiu com seu objecto de caridade e, sem saber, deu-o a um ladrão. Na manhã seguinte o povo disse que ele tinha dado o seu objecto de caridade a um ladrão. (Ao ouvir isso) ele disse: 'Ó Allah! Todos os louvores são para Ti. Vou dar esmola novamente'.
E assim ele saiu novamente com a sua esmola e (sem saber) deu-a a uma adúltera. Na manhã seguinte o povo disse que ele tinha dado esmola a uma adúltera na noite passada. O homem disse: 'Ó Allah! Todos os louvores são para Ti. (Eu dei a minha esmola) a uma adúltera. Vou dar esmola novamente'.
Então ele saiu com a sua esmola novamente e (sem saber) deu a uma pessoa rica. (As pessoas) na manhã seguinte disseram que ele tinha dado esmola a uma pessoa rica. Ele disse: 'Ó Allah! Todos os louvores são para Ti. (Eu dei esmola) a um ladrão, a uma mulher adúltera e a um homem rico'.
Então, alguém veio e disse-lhe 'A esmola que deste ao ladrão, pode fazer com que ele se abstenha do roubo, a dada à adúltera pode fazer com que ela se abstenha de relações sexuais ilícitas (adultério), a dada ao homem rico pode fazer com que ele aprenda uma lição e gaste a sua riqueza que Allah lhe deu, pela causa de Allah'".
[Bukhari, hadith nº 1421]»
Amém e Allauha Akbar e não se fala mais nisso.
[Imagem de autor desconhecido]