Relatório e Contas. Resumo da Semana
[Link na imagem]
Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]
[Link na imagem]
The Clash, New York, NY 1981
Robert Herman
Ukrainian servicemen of the 80th Independent Air Assault Brigade take a break at their base near the frontline town of Bakhmut, Donetsk region, Ukraine, February 24. Reuters/ Marko Djurica
[Link na imagem]
Marcelo foi à Feira do Livro de Lisboa fazer que via livros para dizer coisas ou dizer coisas a fazer que via livros, tanto faz, podia ter sido a Feira do Pão, Queijo e Vinho em Azeitão ou a Feira da Bagageira num sítio qualquer. Que tem dado prioridade à guerra e coise, que não tem mais nada a acrescentar àquilo que já disse, que quando tiver alguma coisa a dizer, diz, ou seja, já daqui a minutos, que vai convocar um Conselho de Estado para daqui a dois meses, quando o pagode estiver a banhos de Verão, o enésimo Conselho de Estado convocado desde que é Presidente da República, como se o Conselho de Estado tivesse um papel determinante na governação do país, como se Marcelo fosse Macron, nesta construção criativa dos poderes do Presidente da República. Quem chegasse da Lua e desse com isto pensava, "é pá, sim senhor, temos aqui um Presidente e peras". E falava a olhar para o infinito, e falava a olhar para o infinito, e falava a olhar para o infinito, e volta e meio pontuava o monólogo com um sorriso de orelha a orelha, "já viram como sou genial e muito mais inteligente que vocês, jornaleiros investidos de jornalistas?", pensava. E no meio daquela floresta de microfones, telemóveis e gravadores de som empunhados por jornalistas da Farinha Amparo há uma voz feminina que não uma, não duas, mas três vezes tenta perguntar uma merda qualquer a Marcelo antecedida de um "senhor primeiro-ministro". "Mission accomplished". Era a esta dimensão que Marcelo queria chegar, vai ao âmago dos totós com a cumplicidade ignorante dos palermas.
["Já sabem que eu estou aqui? O Ervilha nunca falha!", era o pregão do senhor na imagem, que em Setúbal vendia castanhas no Inverno e gelados no Verão, confeccionados com a água da Fonte do Quebedo, onde as mulas e os burros dos estafetas bebiam, antes de haver DHL e o caralho]
[Link na imagem]
[Link na imagem]
[Link na imagem]
Primeiro foi o Balsemão, depois o Cavaco, a seguir o soba da Madeira, também conhecido por Alberto João, amanhã virá o Cherne, a seguir o Menezes e o Fernando Nogueira e só não virá o o Duarte lima e o Dias Loureiro que isso era manifestamente abusar da sorte, em conjunto com os casos e casinhos, mais trapalhadas em que o PS se enrolou, tudo conjugado com notícias plantadas, cirurgicamente plantadas, e casos empolados onde os actores PS são apenas figurantes apanhados a passar na rua, numa tentativa de gerar uma onda que teima em não aparecer e que leve o miserável PSD, dos não menos miseráveis Montenegro, Luz & Cia Lda, para o infinito e mais além, que o pote já está de restos. Até quando Marcelo vai continuar imune a este ruído, amplificado até ao barulho, por uma comunicação social cúmplice?
[Link na imagem]
Um gajo, doutor gajo, que só à terceira tentativa chegou à liderança do partido, depois de quatro anos a minar o líder que o antecedeu, diz que o tempo, de quem há pouco mais de um ano saiu com maioria absoluta de um acto eleitoral a que se apresentou, em nome próprio, sem coligação, está a chegar ao fim, quando ainda lhe faltam mais três anos para concluir o mandato para o qual foi eleito. E noção?
[Imagem de autor desconhecido]
"Esperemos que Nossa Senhora nos ajude a mudar o país": André Ventura vai a Fátima a pé
[Link na imagem]
A primeira conclusão a tirar desta produção de baixa qualidade que responde pelo nome de Tapgate é que há quem leve a sério, e até tenha medo, da anedota internacional que é a secreta tuga, também conhecida por Serviço de Informações de Segurança.
[Link na imagem]
O PSD de Montenegro, Luz & Cia Lda ter ido desassombrar Cavaco diz mais do estado lastimoso em que se encontra o PSD de Montenegro, Luz & Cia Lda que do pobre Cavaco, coitado, igual a si próprio, rancoroso, ressabiado, a apontar aos outros os males de que o próprio sempre padeceu e padece, a anedota "chama-lhes, filha, antes que elas te chamem a ti", como se o problema fossem as duvidosas capacidades de Montenegro em assumir a governação do país, truz, truz, lagarto, lagarto, e não de quem Montenegro depende e a quem vai dar a mão para se alçar ao que ainda resta do Estado social, e aqui Marcelo é muito mais Homem, democrata, de espinha dorsal direita, que o antecessor, e sabe perfeitamente que em caso do dissolução o que aí vem é o racismo, o fascismo, a xenofobia no Governo, 50 anos depois de Salgueiro Maia ter cercado o Carmo em Lisboa. Mas também quem esperav outra coisa de Cavaco, o gajo que chibou o sogro à PIDE e o homem que condecorou os PIDE's a quem o gajo chibou o sogro, estava muito bem enganado.
Saudi Arabia's Crown Prince Mohammed bin Salman shakes hands with al-Assad before the Arab League Summit. [Bandar Algaloud/ Courtesy of Saudi Royal Court/ Handout via Reuters]
[Link na imagem]
Sign O' The Times, Capítulo CXCI