Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DER TERRORIST

"Podem ainda não estar a ver as coisas à superficie, mas por baixo já está tudo a arder" - Y. B. Mangunwijaya, escritor indonésio, 16 de Julho de 1998.

|| Sindicalismo a debate

por josé simões, em 05.09.09

 

 

 

“A cultura da procura de compromisso é absolutamente indispensável”, tal como a existência de “sindicatos autónomos, que não estejam ao serviço de qualquer estratégia partidária”

 

Uma coisa que toda a gente há muito percebeu é que o PCP controla a CGTP. Uma coisa que José Sócrates nunca há-de perceber é que as pessoas não saem para a rua em manifs. só porque o PCP, por interposta pessoa a CGTP, as manda sair. Quando José Sócrates e o PS conseguirem ir mais longe que a lengalenga dos “sindicatos responsáveis” e quase “com sentido de Estado” vão perceber o que toda a gente também já há muito percebeu, que a UGT está para os governos - quaisquer que eles sejam - desde a data da sua criação, como a CGTP está para o PCP. E quando daqui por uns anos se fizer a história do fim do sindicalismo em Portugal, o papel reivindicativo, que é disso que vivem os sindicatos, fica para a CGTP, e o papel de coveiro para o senhor responsável. Neste caso, literalmente responsável.

 

(Na imagem War Protest, 1935, fanada no Chicago Tribune)

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post