“O Ti Manel tinha uma quinta, ía-ía-aó…” (*)
(*) É o mote para uma canção infantil que nunca mais acaba. “E nessa quinta tinha um cavalo…” e depois um porco e depois um pato, todo o zoológico doméstico, sempre finalizado pelo inevitável ía-ía-aó.
Assim como a Dona Delmira conhece alguém no hospital que desbloqueia uma consulta externa já para amanhã e com a senha de chamada n.º 1; assim como o senhor Pires tem um professor amigo num Conselho Executivo que lhe encaixa o filho numa escola fora da área de residência, também há quem tenha um sobrinho no Governo, disponível para ouvir um empresário-investidor e agilizar um empreendimento. Numa outra dimensão, é a mesma face da mesma moeda que circula desde sempre neste triste país. E tudo isto é muito triste. Duvido é que tudo isto seja fado, como na outra canção.
(Foto de Jean Dieuzaide)
Adenda: desculpe lá que pergunte, mas o que é a crise tem a ver com isto? Depois levam nas orelhas do Pacheco Pereira e com razão.