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DER TERRORIST

"Podem ainda não estar a ver as coisas à superficie, mas por baixo já está tudo a arder" - Y. B. Mangunwijaya, escritor indonésio, 16 de Julho de 1998.

Legenda ao post anterior

por josé simões, em 20.11.08

 

 

«Srª Sofia gostava de ler o seu comentário a um dos seus admiradores que ao falar de Dino coloca um elemento de uma casa-de-banho para o caracterizar, são estes os seus amigos???»

 

Depois deste comentário no blogue da Sofia, com link a remeter para o Der Terrorist; uma vez que a comentadora se instalou de armas e bagagens no Defender o Quadrado muito por culpa minha, porque se limitou a seguir o link no post anterior, deu-me para o Serviço Público:

A Fonte

 

Marcel Duchamp, 1887 – 1968

 

Influenciou correntes artísticas como o Dadaísmo, o Surrealismo, o Expressionismo Abstracto ou a Arte Conceptual, entre outras.

Responsável pelo conceito ready made que não é mais do que a introdução de elementos do dia-a-dia – não reconhecidos como elementos artísticos –, no campo das artes.

 

A Fonte, um vulgar urinol comprado pelo próprio Duchamp e enviado sob pseudónimo (assinado na lateral da peça) para um concurso de arte nos Estados Unidos. A escultura, como lhe chamou Duchamp, acabou rejeitada pelo júri por não encontrar nela qualquer vestígio de trabalho artístico ou de criação.

E agora podia fazer aqui uma ligação a Magritte, ao Cachimbo e a "ceci n'est pas une pipe", mas não me apetece.

 

Só de pensar que os meus filhos podem vir a ter um(a) sôtor(a) que nem Duchamp conhece, até fico com pele de galinha.

 

Adenda: Dar um saltinho até ao Centro Comercial de Belém (é mesmo assim, não me enganei) – Colecção Berardo, e aguardar pela visita guiada que a menina cicerone explica estas coisas todas. Até mesmo aos senhores professores. Vão o dar o tempo por bem empregue.

 

 

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