"Regressados do Brasil"
Logo a seguir ao 11 de Março de 75 assistiu-se a uma debandada geral dos grandes proprietários para os mais diversos destinos, com o Brasil e a África do Sul à cabeça. Vinham aí os comunistas!
Das propriedades; das fábricas deixadas para trás, todos sabemos a(s) história(s). As casas, moradias e habitações, aos centos deixadas ao abandono nos centros urbanos e nas cidades, foram prontamente ocupadas pelos famélicos e deserdados do Portugal antes de 74. No tempo em que ocupa ainda não se escrevia com K. Alguns de “geração espontânea”, outros, a grande maioria, habilmente manobrados por personagens a que hoje em dia se convencionou chamar de “populistas”. Quando anos mais tarde (não muitos) regressaram, pelas novas perspectivas que se vislumbravam, e porque afinal os comunas antes de “virem aí” já se iam embora, foi o cabo dos trabalhos para as desocupar e entregar aos seus legítimos proprietários.
Vem este escrito a propósito da “nova” direcção do PSD. Parece que regressam agora do Brasil e tratam de devolver os okupas (agora com K) à procedência.
É necessário que alguma coisa mude para que fique tudo na mesma.
(Foto fanada no La Repubblica)