Troca de seringas
por josé simões, em 24.09.07
Leia-se a resolução do Conselho de Ministros n.º 39/ 2001, publicada no Diário da República – I Série – B em 9 de Abril de 2001, no capítulo IX – Prevenção em meio prisional, e, especialmente no nº.3 – Medidas dirigidas a toxicodependentes reclusos, e no n.º 5 – Intervenção em meio prisional. (Formato PDF, aqui).
Alguém sabe alguma coisa sobre as medidas implementadas até hoje com vista a que os reclusos toxicodependentes durante o cumprimento das penas a que foram condenados optem pelo caminho da desintoxicação? Bem me parecia… Mas sobre a troca de seringas toda a gente sabe…
Se há droga nas prisões é porque alguém a transporta lá para dentro e faz negócio com ela, mas paciência… vamos proceder à troca de seringas. É mais fácil, dá menos trabalho e menos dores de cabeça.
Se as médias a Matemática e a Português são baixas, a solução encontrada passa por alterar os programas e baixar os critérios de avaliação. É mais fácil, dá menos dores de cabeça e passa toda a minha gente.
Por esta altura já vocês devem estar a pensar: “Este tipo deve estar maluco… Só pode! O que é que têm as médias de Matemática e Português a haver com a troca de seringas?!”. Tem e não é pouco. São ambas regidas pelo mesmo princípio orientador: O caminho mais fácil. A já célebre "cultura do facilitismo".