|| Linha 31
Pertenço ao novo grupo dos Alcoólicos Unânimes. Quando alguém não está com vontade de beber, liga ao colega e ele persuade-o.
Esta velha piada, sobre o absurdo do consenso, mostra como uma decisão unânime pode prescindir de qualquer lógica ou princípio. Mas, como Cavaco Silva (traumatizado por ter sido o PR que menos consenso eleitoral recolheu) e o Governo (abalado por não ter tido maioria absoluta) batem tanto nesta tecla, vamos lá.
Há um consenso que já existe: a esmagadora maioria dos portugueses (80%) acha que Portugal deveria renegociar ou denunciar o memorando de entendimento com a troika; personalidades políticas tão distintas como Pacheco Pereira ou Jorge Sampaio querem eleições antecipadas; CGTP e UGT entenderam-se para uma greve conjunta; PCP, Bloco e PS reuniram-se com o denominador comum: Libertar Portugal da Austeridade; hoje há um protesto em várias cidades portuguesas e muitas europeias sob o lema "povos unidos contra a troika". Ah, não era bem este consenso que pretendiam? Nesse caso, o melhor é ligarem a um colega.
[Imagem]