Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DER TERRORIST

"Podem ainda não estar a ver as coisas à superficie, mas por baixo já está tudo a arder" - Y. B. Mangunwijaya, escritor indonésio, 16 de Julho de 1998.

|| Lições de História, precisam-se

por josé simões, em 28.08.11

 

 

Primeiro foi cabreuamorim, qual independente John Reed na Moscovo de 1917, a dar conta das boas novas: «Passos Coelho anuncia uma revolução tranquila». Meses depois veio Luís Montenegro anunciar ao povo que a revolução já estava nas ruas, liderada por um «destemido e desempoeirado», talvez com a poeira lavada pelo «sangue, suor e lágrimas» dos portugueses, e assente num pilar até então desconhecido que nestas terras: «trabalho árduo». Ontem por fim [mas não finalmente], veio o ministro do Emprego e da Propaganda anunciar que «É o início de uma revolução tranquila». Afinal tinha havido falsa partida e, como já dura desde o Verão de 2002, desconfio que não fique por aqui.

 

E podia ficar. Ou podiam ir à escola. Ou à internet, que é quase de borla, e aprender que “Revolução Tranquila” tinha por objectivo, entre outros, «uma rápida e efectiva secularização da sociedade; a criação de um État-Providence (estado de bem-estar social)» por via, também entre outros, de «investimentos maciços no sistema de ensino público; criação de um ministério da educação;» o aumento do controlo dos cidadãos sobre a economia e «nacionalização da produção e distribuição de electricidade» e que qualquer semelhança com os rapazitos de Chicago é pura e esforçada coincidência.

 

[Imagem]