Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DER TERRORIST

"Podem ainda não estar a ver as coisas à superficie, mas por baixo já está tudo a arder" - Y. B. Mangunwijaya, escritor indonésio, 16 de Julho de 1998.

Diplomacia

por josé simões, em 05.04.07

Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, foi em viagem à Síria contra a vontade da administração Bush. Ficou com as orelhas a arder. A Casa Branca acusa-a de prejudicar a estratégia diplomática do país e de boicotar os esforços para isolar o regime de Damasco.

No final da visita, anunciou que o Presidente Bachar al-Assad lhe dissera estar disponível para relançar o processo de paz com Israel, depois de ter recebido das mãos de Pelosi uma mensagem do israelita Ehud Olmert, manifestando idêntica disponibilidade.

 

Entretanto, Mahmud Ahmadinejad, o louco que governa o Irão, contra vontade sua e pressionado pelos moderados do regime, libertou os 15 soldados “nossos” que os Guardas Revolucionários haviam raptado.

Segundo a Sky News a Síria e o Qatar desempenharam um papel-chave na resolução da crise. “A Síria exerceu uma espécie de diplomacia tranquila para resolver este problema e encorajar o diálogo entre as duas partes”; quem o diz é Walid al-Moallem, ministro dos Negócios Estrangeiros de Damasco.

 

Alguém ainda se recorda do que dizia o relatório Baker?