Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DER TERRORIST

"Podem ainda não estar a ver as coisas à superficie, mas por baixo já está tudo a arder" - Y. B. Mangunwijaya, escritor indonésio, 16 de Julho de 1998.

|| Quando as mulheres são pecadores aos olhos dos extremistas

por josé simões, em 28.10.09

 

 

 

 

(Tradução minha)

 

A Somália está num aperto de caos e de fome, mas as autoridades andam a inspeccionar soutiens.

 

O interesse excessivo em encobrir os corpos das mulheres não se limita aos extremistas na Somália.

 

Na Somália o movimento Shabaab que controla grande parte do centro e sul do país, e porque os líderes deste movimento abraçaram a ideologia Wahabi, impôs a sua lei pela força aos somalis e emitiu decretos que proíbem estritamente filmes, peças de teatro, dançar em casamentos, jogos de futebol e todas as formas de música, mesmo a dos toques de telemóvel.

 

Há alguns dias esses extremistas realizaram uma estranha operação: prenderam uma mulher somali e chicotearam-na em público porque usava um soutien. Proclamaram claramente que usar soutien é “unIslamic” porque é uma forma de fraude e de engano.

 

Podemos muito bem perguntar o que é que usar soutien tem a ver com religião, por é que eles o consideram uma forma de fraude e do engano, e como é que eles conseguiram prender uma mulher que usava soutien quando todas as mulheres Somali saiem à rua com seus corpos totalmente cobertos. Foi nomeado algum agente especial do sexo feminino para inspeccionar os seios das mulheres que andam na rua? Uma mulher somali chamada Halima disse à agência de notícias Reuters: "Al Shabaab obrigou-nos a usar um tipo específico de véu e, agora, obriga-nos a soltar os peitos...”

 

«In fact this excessive interest in covering up women's bodies is not confined to the extremists in Somalia.»